sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Você já pensou sobre isto?!?


Continuando nosso papo, hoje vamos falar do que está por trás de uma escolha. 
No que pensamos quando, por exemplo, estamos escolhendo nosso look do dia? Antes de mais nada, procuramos roupas que combinem com nosso estilo, com as quais nos sentimos bem, ou seja, roupas de que gostamos. 
Além disso, pensamos no que está na moda, no que aqueles artistas ou outras figuras públicas com quem nos identificamos, estão usando... 
Então, é sempre importante entendermos que nossas escolhas não são tomadas de forma aleatórias...pelo contrário, são influenciadas por questões diversas que muitas vezes não paramos para pensar.

A opinião dos amigos, da família, do namorado, os olhares das pessoas na rua, nos influenciam diretamente. 
Será que conseguimos distinguir as influências de nossas escolhas? 
Quase sempre, não percebemos o quanto um olhar ou uma fala de alguém que realmente importa nos faz mudar nossa forma de agir ou pensar. E  isso também se aplica a diversas escolhas em nossas vidas, inclusive a escolha profissional. 
É importante tentarmos reconhecer quando e como estamos sendo influenciados por questões alheias na escolha profissional. 
Se optamos por uma ocupação que não agrada às pessoas que fazem parte de nosso convívio, possivelmente não estaremos satisfeitos com nosso escolha, enfrentando dificuldades de aceitação ou precisaremos galgar um espaço que ainda não existe. 
Somado a isso, precisamos trabalhar naquilo com que nos identificamos, nos realizamos, que gostamos. 
Mas como escolher uma profissão que nos agrade e também agrade os demais? Eu diria que encontrar essa profissão "perfeita" é quase impossível. 
Como já conversamos antes, temos que nos conhecer, para saber aquilo de que gostamos e com o que gostaríamos de trabalhar. 
Além disso, é preciso tentar compreender os motivos que levam aqueles que nos são importantes a quererem algo para nós. E, acima de tudo, precisamos dialogar para conhecer, refletir, compreender e decidir. 
E você, já pensou sobre isso? 

Até a próxima!
Paula Brígido
paula_brigido@yahoo.com.br
Psicóloga Educacional

CRP-11/06434

Nenhum comentário:

Postar um comentário