quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Você já pensou sobre isto?!?

Booom diiiiaaa meninass!!!
Hoje esta estreando uma nova coluna aqui no blog: "Você já pensou sobre isto?!?".
Como já havia falado por aqui, decidi há quase dois anos seguir o que realmente eu amava trabalhar: MODA! Deixar meus 4 anos de atuação em Psicologia, meus 6 anos de graduação e 2 anos de pós graduação não foi fácil. Vocês não tem noção como eu pensei em como eu faria isso, se valia a pena sair de um emprego estável, o que meus amigos e família achariam... enfim estava uma confusão na minha cabeça. E depois de váááários acontecimentos e situações profissionais, tomei a decisão de tentar! 
Nos eventos que vou, encontrei com algumas meninas que vieram conversar comigo sobre como havia sido esta minha mudança profissional e resolvi criar este novo espaço aqui no blog! Afinal estamos entre amigas, e amigas se ajudam!!! Não é mesmo?
Convidei minha irmã, Paula Brígido, que é psicóloga e AMA o que faz, para nos ajudar e orientar!
Tenho certeza que vocês vão gostar e se encontrar por aqui, afinal quem nunca teve dúvida de algo?!?
Bjossss
Quem nunca teve dúvida? 
Dúvida sobre que roupa vestir, o que comer, para onde sair... A ESCOLHA (vem antes da dúvida, nao?!?) dúvida está presente em nossas vidas e, sendo assim, a (dúvida) escolha se torna algo frequente e constante. 
Mas porque falar de dúvida e escolha neste blog? 
Caso algumas pessoas não saibam, nossa querida blogger Natasha Brígido é graduada em Psicologia e, após anos de atuação na área organizacional, ESCOLHEU mudar seu foco e trabalhar exclusivamente com algo que sempre despertou seu interesse: a moda e o estilo de vida das pessoas. 
Acontece que esse processo de escolha, principalmente quando está relacionado à escolha profissional, não é fácil. 
Se a gente já fica super em dúvida em escolher coisas simples, como uma roupa, um sapato ou uma comida, imagina escolher algo com o qual atuaremos durante muito tempo de nossas vidas. 
Existem algumas questões fundamentais que podem nos ajudar nesse processo de escolha profissional e hoje resolvi começar falando de duas delas:
Primeiramente, precisamos ter em mente que NADA é para sempre. Então, não precisamos nos pressionar e cobrar uma decisão que será para o reto de nossas vidas. O homem não é um ser estático, pelo contrário, está em constante processo de modificação. As mudanças ocorrem diariamente... mudamos nossa forma de falar, nossos gostos, nossa afinidade musical, nossa forma de escrever e até de interpretar as coisas, tudo isso a partir das experiências que vivemos ao longo da vida. 
Porque, então, não mudar nossa atuação profissional?Quando escolhemos, estamos avaliando possibilidades existentes em um momento específico, para tanto, consideramos os aspectos relevantes pra nossa vida naquela fase. Nada impede que anos depois, possamos decidir MUDAR nossa escolha, considerando nosso amadurecimento e todas as mudanças ocorridas e que, anos atrás, não poderíamos nem imaginar.
Outra questão bem interessante é nos conhecermos. 
Como vamos escolher uma comida, um programa de TV, um filme se não sabemos do que gostamos e do que não gostamos? Pode parecer óbvio, mas quando pensamos em questões mais amplas de nossa vida, como a profissão, muitas vezes observamos que escolhemos sem identificar nossas afinidades. Vou dar um exemplo bem simples: se você gosta muito de moda e resolve trabalhar em uma loja de roupas femininas, essa aparentemente seria a escolha ideal, certo?! Mas se você não possui qualquer afinidade com o público, como vai ser trabalhar diariamente lidando com clientes diferentes? 
Quando eu falo na importância em nos conhecer, não é apenas superficialmente, mas precisamos conhecer de forma profunda o que nos atrai, nesse caso na profissão que estamos em dúvida, e o que não nos agrada.
Muitas vezes, nos preocupamos tanto com nossa imagem e com nossas relações pessoais que não percebemos a importância da atuação profissional para a constituição de nossa história individual, única e intransferível, assuntos que discutiremos em breve, na nosso próximo encontro. 

Até a próxima!
Paula Brígido
paula_brigido@yahoo.com.br
Psicóloga Educacional
CRP-11/06434

2 comentários: